A Miss Universo vai ser escolhida neste sábado, dia 14, numa cerimónia realizada em Nova Orleães, nos Estados Unidos. Esta é a 71ª edição da competição.
Telma Madeira, do Bairro Norte da cidade de Póvoa de Varzim, Porto, é a representante de Portugal. A jovem de 23 anos já tinha conquistado o título de Miss Queen Portugal 2017 e representou Portugal no Miss Earth 2018, onde competiu contra 86 outras candidatas, nas Filipinas, terminando no top 8.
No vídeo de apresentação ao concurso, Telma surge com um vestido dourado e azul, em homenagem ao Traje de Tricana do Bairro Norte. Além disso, a modelo ergue uma placa com a palavra “Norte”, fazendo referência às mulheres da região, e mais especificamente às pessoas do seu bairro. No seu Instagram, Telma diz mesmo: “Da Póvoa para o Universo!”.
Segundo o site oficial do concurso, a concorrente portuguesa “está muito empenhada em ajudar pessoas com problemas de saúde mental, porque ela própria foi vítima de bullying”, lê-se. Telma “mantém um contacto constante com o hospital da Póvoa de Varzim, onde faz a sensibilização para as más práticas médicas relacionadas com os direitos reprodutivos das mulheres”.
Além disso, a concorrente “usa a sua plataforma como Miss Universo Portugal para promover uma melhor proteção do meio ambiente. Madeira já concluiu vários cursos, incluindo os de atendimento odontológico e cursos de culinária e panificação”. Em várias ocasiões, segundo o site, e de forma voluntária, cozinhou e serviu pescadores locais da sua cidade para lhes dar comida quente e nutritiva após longas horas de trabalho duro.
A Organização Miss Universo pretende oferecer às mulheres que participam as ferramentas para “começar mudanças positivas pessoalmente e profissionalmente, servindo como líderes inspiradoras e modelos para as suas comunidades e fãs em todo o mundo”.
Iniciado em 1952, o concurso nunca teve uma pausa, apenas um adiamento. Devido à pandemia, a organização estabeleceu, no início de 2020, que não se iria realizar eventos para não haver aglomerações e que cada país deveria indicar uma candidata sem que houvesse um concurso. A nomeação da Miss estava previsto para o final de 2020, mas só se realizou a 16 de maio de 2021, quando se esperava que boa parte da população já estivesse vacinada.