O formato e o design exterior do Dolphin, o mais recente BYD a chegar ao mercado nacional, é típico de um citadino compacto. As proporções, a traseira cortada na vertical e as rodas pequenas relativamente à carroçaria criam a ilusão que este carro do segmento B, para competir com veículos como o Peugeot e-208 ou mesmo com o Dacia Spring. Mas, na verdade, os quase 4,3 metros de comprimento e 1,57 metros de altura colocam este carro bem dentro do segmento C. É, por exemplo, um pouco mais alto e comprido que o Volkswagen ID.3. De outro modo, o Dolphin é um familiar compacto.
Esta caracterização é importante para a análise do preço do Dolphin, já que, considerando os mails que recebemos, este BYD está a ser percecionado por muita gente como “muito caro para um citadino” – esta é uma citação real de uma mensagem que chegou à caixa de correio eletrónico da Exame Informática. Ora, se analisarmos os preços, o Dolphin passa a ser um dos 100% elétricos mais acessíveis do mercado, com um preço abaixo dos concorrentes mais diretos. Mais ainda quando chegar, no início de 2024, a versão mais acessível, com bateria de 44,9 kWh de capacidade e motor de 95 cavalos, com um preço base de €29.990.