A Xiaomi, que conseguiu conquistar uma posição invejável no mercado das trotinetas, aumentou a oferta com dois modelos significativamente diferentes: a 3 Lite e a 4 Pro. Denominações que deixam transparecer as principais características: enquanto a 3 Lite tem menos potência e autonomia mais parca, a 4 Pro é a mais potente trotineta de sempre da Xiaomi e é capaz de viagens longas. Dito isto, à partida é fácil saber qual a melhor. Mas, como sabemos, o que é melhor para alguns utilizadores não é, necessariamente, mais adequado para todos.
Controladas pela app
A gestão remota via app é uma das melhores características das trotinetas da Xiaomi. O processo de conexão é simples: basta ligar a trotineta pela primeira vez e usar a app Mi Home para detetar as scooters (a conectividade é feita através de Bluetooth). Um processo que nos obriga a ver, do início ao fim, um vídeo de alguns minutos com recomendações de segurança. É verdade que este atraso na configuração é uma chatice para quem acabou de comprar uma trotineta e está desejoso de experimentá-la pela primeira vez. Mas, considerando os disparates que se vêm nas estradas, ciclovias e, infelizmente, passeios, é sempre bom relembrar os utilizadores de alguns conceitos básicos de segurança.
Após a ligação, mais um tempo de espera, desta vez para instalar a mais recente versão do firmware. Aconteceu em ambos os modelos, mas este upgrade foi mais demorado na 4 Pro – uma atualização que, segundo fomos informados, fez ganhar autonomia (não nos foi possível comprovar porque a atualização foi feita antes de iniciarmos os testes).
Depois de finalizado o processo de associação da trotineta à app (e conta) do utilizador, a Mi Home passa a funcionar como um género de computador de bordo da scooter. Podemos ver, por exemplo, os quilómetros acumulados, bloquear remotamente o motor do veículo ou até ser avisados se alguém mover a trotineta. A interface é simples e eficiente e a app tem a vantagem de poder ser usada para gerir vários dispositivos da Xiaomi. Mas há uma opção no processo de instalação que não faz sentido: associar a trotineta a uma divisão da cada – uma opção herdada dos dispositivos inteligentes para casa.