O Instagram é uma rede social que foi lançada em 2010 e rapidamente se tornou uma das mais populares do mundo. A plataforma permite aos utilizadores partilhar fotos e vídeos, seguir amigos e familiares e interagir com outros utilizadores através de comentários e mensagens. Nada de novo até aqui.
Em 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook por mil milhões de dólares. Desde então, a plataforma tem crescido exponencialmente e atualmente conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos. O sucesso do Instagram deve-se a uma série de fatores, incluindo a sua interface simples e intuitiva, assim como a sua forte ênfase na imagem. Mas, mais uma vez, nada de novo até aqui.
O Instagram também tem enfrentado alguns desafios. Um dos principais é a concorrência direta de outras redes sociais, como o TikTok e o Twitter. Essas plataformas oferecem funcionalidades semelhantes às do Instagram, mas também têm algumas características únicas que as tornam particularmente atraentes para os utilizadores. E aqui talvez se comece a encontrar algo de novo.
Para enfrentar a concorrência, o Instagram tem lançado uma série de novas funcionalidades, como o Reels, no passado, e, hoje, o Threads. O Reels é uma funcionalidade que permite aos utilizadores partilhar vídeos curtos, semelhantes aos vídeos do TikTok. Por sua vez, o Threads é principalmente uma funcionalidade de mensagens e texto (um “instant messaging”), que também permite aos utilizadores partilhar fotos e vídeos com um grupo pequeno de amigos. Assim, será que o Threads é uma alternativa ao Twitter ou ao Whatsapp? Ou ao Twitter, ao WhatsApp e ao Facebook (lembram-se dos “grupos” no Facebook?).
O Threads pode, por isso, estar a preparar o Instagram para ser uma alternativa ao Twitter, WhatsApp e Facebook de uma só vez, e de uma forma particularmente inteligente.
O lançamento do Threads (e do Reels) – como em tudo na Internet e no mundo da gestão – foi recebido com opiniões divididas. Alguns utilizadores acreditam que essas funcionalidades são uma forma de o Instagram se manter relevante e competitivo. Outros acreditam que essas funcionalidades são uma distração e que o Instagram deveria concentrar-se no que é bom, nas suas competências core e nas suas funcionalidades principais. Nada de novo aqui, novamente.
Em relação à questão de se o Threads é um “upgrade” ou uma “nova rede social”, ainda é difícil dizer. Por um lado, o Threads oferece funcionalidades que não estão disponíveis no Instagram, como a possibilidade de partilhar fotos e vídeos com um grupo pequeno de amigos. Por outro lado, o Threads está integrado no Instagram, o que significa que os utilizadores podem facilmente alternar entre as duas plataformas. Parece-me que serão os utilizadores a ter a última palavra aqui, pelas escolhas que fizerem. Ao Meta cabe estar atento e seguir a preferência dos utilizadores.
A esta altura parece-nos evidente, e à luz da teoria do ciclo de vida do produto, que o Instagram – um produto a entrar na sua fase de maturidade – precisa de se reinventar para se manter interessante para os utilizadores, perpetuando desta forma a curva de crescimento e reforçando a sua posição de liderança no mercado das redes sociais.
Só o tempo dirá se essas novas funcionalidades serão suficientes para o Instagram continuar a crescer e a atrair novos utilizadores de “redes sociais”. E o sucesso estará certamente não só na capacidade de migração de utilizadores atuais, como na capacidade de captar os novos utilizadores das redes sociais, nomeadamente a geração alfa.