A Nvidia apresentou na CES 2025 a mais recente versão da tecnologia DLSS 4 e anunciou que esta vai poder ser usada em todas as unidades de processamento gráfico RTX, embora os modelos mais antigos não consigam ter todas as funcionalidades.
A grande novidade do DLSS 4 é a Multi Frame Generation que gera até três fotogramas adicionais por cada um que seja renderizado, podendo multiplicar as taxas de fotogramas por segundo até oito vezes mais. Ao usar a GeForce RTX 5090, os utilizadores vão poder tirar partido de jogos com imagens 4K 240 FPS e suporte para ray-tracing, graças à Multi Frame Generation.
A DLSS 4 representa a maior atualização nos modelos de IA desde o DLSS 2, explicou a Nvidia em palco. Estes modelos vão alimentar os sistemas DLSS Ray Reconstruction, DLSS Super Resolution e DLAA, numa arquitetura moderna semelhante ao que é usada no ChatGPT e no Gemini. Com estas melhorias, a Nvidia consegue oferecer mais estabilidade temporal, menos efeitos de ghosting e maior detalhe nos objetos em movimento.
No que toca a jogos, a Nvidia conta que 75 títulos vão suportar a DLSS 4 desde o primeiro dia, com jogos como Alan Wake e Cyberpunk 2077, entre outros, a serem atualizados quando as RTX 50 chegarem ao mercado para poderem tirar partido das novidades.
As GeForce RTX 40 não vão poder receber a Multi Frame Generation, mas vão receber geração melhorada de frames, reconstrução de raios de luz melhorada, super resolução e capacidades anti-aliasing profundas, enquanto as RTX 30 e RTX 20 vão receber apenas as últimas três funcionalidades.