Já muito se falou sobre o alargamento do período de vida dos PCs, o que, claro, prejudica as vendas de novas máquinas. Ora, segundo as informações que a Microsoft revelou sobre o Windows 11 24H2, uma atualização que já começou a ser disponibilizada, este sistema operativo vai trazer várias novidades no campo da Inteligência Artificial. O ‘problema’ é que este componente da atualização exige máquinas com a certificação Copilot+ PC. Ou seja, para tirar todo o partido do novo Windows 11, será necessário ter um PC novo. Mas vamos às novidades.
O destaque da atualização vai para o “Click to Do”, um género de assistente de IA que permite ativar o Copilot para auxiliar em qualquer tarefa, desde remover objetos em imagens a resumir artigos extensos. A aplicação Fotos recebe capacidades de upscaling de imagem, permitindo aumentar a resolução em até oito vezes. No Paint, passa a ser possível remover partes da imagem com preenchimento automático da zona em falta – à imagem do que já vimos em alguns smartphones.
Se é daqueles que pedia uma melhor pesquisa, vai gostar desta atualização: os utilizadores podem encontrar ficheiros usando linguagem natural, sem necessidade de recorrer a comandos complexos. Ao estilo Google Fotos.
E claro, não podemos esquecer o Recall, a funcionalidade que permite recuperar qualquer informação que tenha passado pelo seu computador. Após as críticas iniciais relacionadas com falhas de segurança, a Microsoft reforçou as medidas de proteção de dados, tornando o Recall opcional e exigindo autenticação biométrica através do Windows Hello. A base de dados do Recall passou também a ser encriptada.
Pavan Davuluri, responsável pelo Windows, admite que a Microsoft aprendeu com os erros do Recall e que a empresa está atenta às preocupações da comunidade. Davuluri reconhece ainda que a IA traz “novos desafios em termos de ataques e defesas” e que a Microsoft está a trabalhar para garantir a segurança dos utilizadores.
As novas funcionalidades do Copilot+ serão disponibilizadas gradualmente aos utilizadores do Windows Insiders e posteriormente a “dispositivos e mercados selecionados” em novembro. A atualização 24H2 também terá um lançamento faseado a partir desta terça-feira, com prioridade para os utilizadores que ativaram a opção “Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis” nas definições do Windows Update.
Quanto às atualizações não relacionadas com a IA, destaque para o suporte para Wi-Fi 7, fundos HDR, melhorias no Energy Saver para prolongar a duração da bateria e melhor suporte para dispositivos de áudio com Bluetooth LE.