A concorrência no mundo dos podcasts é cada vez maior. E essa é uma das razões pelas quais a Google decidiu investir mais nesta área através da sua principal plataforma multimédia (YouTube). Nesta terça-feira, 2 de abril, o serviço Google Podcasts deixa de estar disponível nos EUA e o YouTube Music passará a ser a ‘casa’ para ouvir podcasts no ecossistema da gigante americana. Por enquanto, o Google Podcasts mantém-se em funcionamento na Europa, mas a empresa já admitiu ter planos para descontinuar a aplicação.
Nos EUA, a Google já enviou um e-mail aos seus utilizadores, dizendo que é possível transferir as subscrições para o YouTube Music ou exportá-las para um arquivo que pode ser carregado a partir de outras aplicações. Assim, 2 de abril de 2024 será o dia que marca o fim do Google Podcasts naquele mercado e em junho não será possível sequer migrar ou exportar as subscrições.
Este é por isso um momento para equacionar que opções existem no mercado das aplicações, além do Google Podcasts e YouTube Music, para o consumo de podcasts.
Spotify
É uma das plataformas mais usadas e continua a ser uma opção de referência para ouvir música e podcasts. Estão disponíveis ao todo mais de 5 milhões de programas e existem cerca de 500 milhões de ouvintes em todo o mundo.

Apple Podcasts
Para quem é utilizador de iPhone, esta é uma das opções a considerar. Disponibiliza uma boa navegação e tem bastantes opções para gerir podcasts. Por ser uma aplicação específica do universo da Apple, a compatibilidade acaba por ser menor. Algumas funcionalidades são geridas através da aplicação e outras nas definições do próprio telemóvel.

Pocket Cast
É uma aplicação compatível com os dispositivos móveis Android e Apple. O Pocket Cast permite ainda o acesso via browser e a partilha por Chromecast (Android) e AirPlay (Apple). Está disponível em diversas plataformas, é fácil de utilizar e oferece várias opções de reprodução e gestão dos podcasts.

AntennaPod
O AntennaPod foi desenvolvido para ser simples de usar, e oferece um controlo total sobre a experiência auditiva. É de código aberto e não tem anúncios. A aplicação está em desenvolvimento desde o ano de 2011.

PodBean
Esta é mais uma aplicação fácil de utilizar e intuitiva. O processo de upload de podcasts de vídeo e áudio também não oferece complicações aos seus utilizadores.
