A Nvidia pode ser um trunfo da Microsoft na luta contra a Apple com computadores com chips baseados na arquitetura ARM (a mesma usada nos processadores Apple Silicon). A fabricante de placas gráficas estará a desenvolver os seus planos para criar chips ARM para equipar computadores Windows e deve mesmo começar a comercializá-los no início de 2025.
A Apple, segundo dados da IDC, mais que duplicou a sua quota de mercado desde que lançou o Apple Silicon, também baseado em ARM. Esta solução permite que os computadores com os seus processadores de marca própria equilibrem desempenho e uso de bateria de uma forma que os chips da Intel não tinham conseguido fazer.
Agora, noticia a Reuters, a Nvidia vai usar a experiência de construir chips baseados em ARM para centros de dados para criar chips para computadores pessoais. De recordar que esteve em cima da mesa uma proposta de 40 mil milhões de dólares, em 2020, da Nvidia para comprar a ARM.
Também a AMD vai entrar neste segmento, com os seus chips para PC baseados em Arm prontos a lançar em 2025, em conjunto com a Qualcomm, cujo acordo de exclusividade com a Microsoft termina em 2024.
“A Microsoft aprendeu na década de 1990 que não quer estar dependente da Intel novamente, não querem estar dependentes de um fabricante. Se a solução ARM efetivamente descolar nos PC, nunca vão deixar que a Qualcomm seja o único fornecedor”, afirma Jay Goldberg, da consultora D2D Advisory.