A Apple já tinha falado sobre o iOS 17 na Worlwide Developers Conference, em junho, e agora avançou com o lançamento para o público em geral. Os utilizadores com dispositivos compatíveis só precisam de aceder às Definições e escolher Atualização de Software.
Uma das funcionalidades mais aguardadas é o Live Voicemail, que transcreve a mensagem em tempo real e dá ao utilizador a possibilidade de decidir ignorar a chamada que está a entrar ou atender enquanto o interlocutor está em linha e a deixar a sua mensagem. No FaceTime, vai ser possível deixar um ‘voicemail’ em vídeo, quando a chamada não for atendida. Outra novidade prende-se com a possibilidade de enviar reações, como balões, corações ou fogo de artificio apenas com gestos simples efetuados durante as chamadas.
Para ativar a Siri, já vai deixar de ser necessária a expressão completa ‘Hey, Siri’, podendo-se invocar a assistente apenas com um ‘Siri’, com a Apple a tentar replicar uma experiência de utilização mais natural.
A troca de contactos vai ser facilitada com a NameDrop, que envia informação de contacto como se fosse uma transferência via AirDrop, bastando aproximar os dois telefones. Além do nome e do número de telefone, é transferido também o Contact Poster, uma representação de imagem que o utilizador pode escolher para atribuir àquele contacto, que pode ser uma foto ou um memoji, noticia a CNN.
A Apple revelou ter utilizado um modelo de aprendizagem de linguagem de máquina para a previsão de texto que torna as correções automáticas muito mais acertadas e com a capacidade de ajustar melhor o texto, com as previsões de texto a serem mais ajustadas.
No iOS 17, o modo StandBy oferece uma nova experiência de ecrã completo, sendo possível ver alguma informação à distância, mesmo que o aparelho esteja de lado ou a carregar. Assim, à noite enquanto o telefone carrega a bateria, podemos colocar widgets, relógio ou imagens em carrossel no ecrã a passar.