A versão 2.23.19.8 beta para Android do WhatsApp inclui um ecrã para chats de terceiros, mas que ainda não está a funcionar, nem está acessível para os utilizadores. De acordo com o WABetaInfo, este ecrã mostra a estratégia do WhatsApp para cumprir as normas da Comissão Europeia, ao abrigo do Digital Markets Act (DMA) que entra em vigor a partir de março do próximo ano.
Segundo a nova regulamentação, o WhatsApp é definido como gatekeeper, ou seja, a plataforma da Meta vai passar a ser obrigada a assegurar interoperabilidade com outras plataformas de mensagens.
Neste papel de gatekeeper, o WhatsApp deve evitar “impor condições injustas” e “assegurar a abertura de serviços digitais importantes”, cita o The Verge. Além da interoperabilidade, estas plataformas vão ser ainda obrigadas a permitir que os utilizadores removam apps pré-instaladas e procurem aplicações em lojas alternativas.
Sabe-se que a Comissão Europeia está a investigar o iMessage da Apple, o motor de busca Bing, o navegador Edge e outros serviços para os classificar segundo o DMA.
Sobre as novas funcionalidades de interoperabilidade do WhatsApp, ainda não se conhecem as datas oficiais para a chegada aos telemóveis do público em geral.