A Oppo revelou as novidades que marcarão presença na ColorOS 12, a interface gráfica com que a marca personaliza o sistema operativo Android 12 em smartphones. O software, cuja versão inicial foi lançada em setembro de 2013, faz agora do design inclusivo uma das principais apostas.
Assim, há uma redução do ruído visual, com mais espaços em branco em toda a interface gráfica, um layout que recorre a uma fonte maior e um contraste cromático mais acentuado. A Oppo aposta ainda nos Omoji, que são emojis animados em 3D capazes de replicar os movimentos faciais dos utilizadores e personalizáveis em 10 parâmetros diferentes (cabelo, pele, olhos, nariz, etc.).
A nível de desempenho, destaque para a funcionalidade PC Connect, que permite emparelhar o smartphone com o computador. Para tal, segundo a Oppo, apenas necessita de descarregar uma aplicação para o PC, já que depois o telemóvel lê um código QR que é gerado e permite começar a partilhar ficheiros. Funcionará com Windows 10 e 11.
O ColorOS 12 conta igualmente com uma série de funcionalidades que dão ao utilizador maior controlo sobre o consumo de energia e gestão de bateria. Por exemplo, com apenas um toque pode desabilitar funções que tenham um impacto significativo na autonomia do terminal.
A Oppo destaca que está entre os primeiros fabricantes a receber as atualizações do Android 12 e que o ColorOS 12 será capaz de funcionar cerca de 36 meses sem uma perda de performance notória.
A versão pública beta do ColorOS 12 chegará primeiro à Indonésia e Malásia no Find X3 Pro 5G. Os lançamentos prosseguirão passo a passo noutros países e em dispositivos adicionais ao longo de 2021 e durante o ano seguinte. Para o mercado europeu está previsto que chegue em dezembro para o smartphone já indicado. Modelos como os da linha Reno6, Find X2, Reno 4, A94, A74 e A73 deverão ter acesso à nova interface gráfica no primeiro semestre do próximo ano.