A Qualcomm anunciou que o novo codec aptX Lossless vai ser capaz de transmitir áudio com qualidade de CD, 16-bit / 44.1 kHz lossless, através de Bluetooth. A tecnologia faz parte do programa Snapdragon Sound anunciado no início deste ano e deverá chegar a auscultadores sem fios já em 2022, embora também seja preciso que o smartphone Android ofereça suporte para o aptX Lossless.
Os chipsets Snapdragon da Qualcomm já integram suporte para codecs aptX, recorda o Engadget. Mas, como em todos os codecs Bluetooth, não basta apenas que o smartphone, tablet ou computador suportem a tecnologia; é igualmente necessário possuir uns auscultadores ou auriculares compatíveis.
Quando o hardware é compatível, o Snapdragon Sound vai ser capaz de detetar automaticamente a fonte de áudio lossless e tocar com melhor qualidade do que acontecia com o aptX HD. Em termos de largura de banda, como refere o The Verge, a Qualcomm ultrapassou a Sony, já que o aptX Lossless chega aos 1 Mbps comparado com os 990 kbps do LDAC. Ainda existe alguma compressão, já que música de qualidade de CD tem, por norma, um bit rate de 1,4 Mbps, mas a Qualcomm está a usar compressão lossless para oferecer uma reprodução de áudio exata bit-por-bit.
Na parte dos serviços de streaming também tem havido esforços para tornar a oferta mais rica. Se anteriormente apenas o Tidal oferecia streaming de áudio lossless, a Apple anunciou em junho suporte para esta funcionalidade e o Spotify anunciou que fará o mesmo ainda este ano.