O dobrável Huawei Mate X2 chegou aos mercados com Android 10 e, em abril, vai receber a atualização que marca a estreia da marca chinesa na transição para o HarmonyOS, o sistema operativo desenvolvido pela fabricante para se posicionar melhor face às sanções económicas aplicadas pelos EUA. A Huawei publicou uma mensagem na qual confirma oficialmente que este aparelho vai ser o primeiro a receber o novo sistema operativo, noticia a publicação GSMArena.
No mesmo tema, mas noutro sentido, continuam os rumores de que os telefones de topo de gama Huawei P50 Series vão ser colocados no mercado já com o HarmonyOS de raiz. Inicialmente, previa-se o lançamento destes smartphones para março, mas as informações mais recentes dão conta de que o evento foi adiado para maio. A confirmar-se, nessa altura, o HarmonyOS já terá um ou dois meses de existência oficial.
Segundo uma primeira análise já feita, o Harmony OS da Huawei parece-se mais com uma versão alterada do Android do que propriamente um sistema operativo novo desenhado de raiz. “Qualquer pedaço de código [do HarmonyOS] que seja analisado em maior detalhe parece ser do Android, sem grandes alterações”, escreveu a publicação ArsTechnica em fevereiro.
A Huawei não confirmou oficialmente as especificações e datas de lançamento dos P50 Series, mas já surgiram algumas imagens dos aparelhos, vazadas por fontes próximas. Do que se consegue ver, há um sistema de câmara triplo, sem lente periscópica e um sensor ToF 3D, bem como um flash, embutidos num único componente na traseira.