A Microsoft anuncia a chegada da versão 88 do navegador Edge baseado em Chromium, trazendo ao público várias funcionalidade que estiveram a ser testadas nos últimos meses. As principais novidades dizem respeito à gestão e alertas de palavras chave, sincronização de separadores de navegação entre vários dispositivos e uma forma de ‘adormecer’ os separadores que não estejam em uso, como forma de consumir menos recursos.
O Edge 88 estreia o Password Monitor, já anunciado em março de 2020 e que é um sistema que notifica os utilizadores caso as credenciais que tenham sido guardadas para preenchimento automático surjam em repositórios de cibercriminosos na Dark Web. Também no que toca a palavras-chave, a nova versão tem um gerador de passwords que propõe combinações complexas e as guarda na conta Office ou Escolar do utilizador, caso a opção de sincronização esteja ativa. Este gerador está disponível para utilizadores de Windows 7, 8, 10 e macOS. Já o Monitor funciona apenas para os utilizadores de Windows 7, 8 ou 10 que estejam dentro da sua conta Microsoft, explica o ZDNet.
Esta nova versão do Edge disponibiliza aos utilizadores um mosaico inteligente para Outlook, que permite ver emails a chegar diretamente na navegação. Para gerir melhor os recursos do sistema, o utilizador pode ‘adormecer’ alguns dos separadores que tenha abertos. O histórico de navegação e os separadores vão passar a ser sincronizados entre diferentes dispositivos, bastando estar dentro da conta Microsoft e com essa opção ativa.
Por fim, há novos temas que o utilizador pode escolher para personalizar a sua experiência, bem como a funcionalidade Sidebar Search.