A Google afirma ter ouvido o feedback dos developers e da comunidade e que na próxima versão do Android vai ser mais fácil instalar aplicações de outras lojas. Os detalhes de como é que a Google vai cumprir esta promessa ainda não são conhecidos. Por outro lado, a gigante tecnológica reforça que, até 30 de setembro de 2021, os programadores têm de garantir que a política de pagamento na Play Store é cumprida e que os pagamentos de bens digitais estão a ser feitos através dos meios fornecidos pela Google.
Segundo as estatísticas da Google, a política de pagamentos afeta apenas 3% de todos os developers presentes na loja de aplicações e, destes, 97% já usa o sistema de pagamentos disponibilizado pela tecnológica. O Engadget salienta que a preocupação da Google pode passar pelo facto de algumas das apps que não têm o seu sistema serem igualmente gigantes como a Netflix ou a Spotify que, ao cobrar diretamente as suas subscrições, não pagam os habituais 30% à Google.
Recorde-se que este sistema de pagamentos e a sua utilização é precisamente o que está no centro da polémica com a Epic Store que, ao oferecer um sistema alternativo, está a enfrentar resistências por parte da Google e da Apple.