A Apple lança as novas versões do sistema operativo geralmente em setembro, ao lado dos novos telefones e também não é de estranhar que vazem para a Internet imagens ou descrições das novas funcionalidades uns dias antes. Desta vez, no entanto, hackers, investigadores e bloggers já têm o iOS 14 na sua posse desde fevereiro.
Não há confirmação oficial sobre como é que esta versão surge na Net, mas uma das teorias que ganha mais força é a de que um iPhone 11 de desenvolvimento, com o iOS 14, foi comprada por milhares de dólares a um fabricante na China. Depois, o sistema operativo foi extraído e distribuído entre a comunidade de jailbreaking.
Ryan Duff, diretor de Ciber Produtos na SIXGEN, explica que se trata de uma uma “versão pre-lançamento, muito poderá mudar, mas já é um grande volume de informação. Não posso confirmar se é suficiente para criar um jailbreak mais fácil, no entanto, é muito mais informação sobre um sistema operativo do que costuma estar disponível”.
Há uma hashtag no Twitter, a #AppleInternals, usada por todos os que querem vender informação como código ou documentação técnica sobre produtos da empresa de Cupertino. Esta versão particular do iOS surgiu com esta hashtag, mas também está disponível em comunidades de investigadores de segurança e de jailbreakers.
Várias fontes ouvidas pela publicação Motherboard, e que pedem para não ser identificadas, confirmam que se trata de código autêntico da Apple. “É literalmente algo que foi instalado num telefone e copiado a partir daí. Este tipo de software implica que o telefone tenha acesso root habilitado, o que torna fácil fazer uma cópia literal”.
Oficialmente, a versão beta do iOS deve estar disponível a 22 de junho e a versão final deve chegar em setembro. Espera-se uma reação musculada da Apple contra quem tenha divulgado este iOS tantos meses antes do que estava programado.