Panos Panay, responsável do produto Windows e dispositivos na Microsoft, publicou no blogue da empresa uma mensagem onde explica algumas das novidades que serão incluídas na próxima atualização do Windows 10, que chega este mês, e detalha que o Windows 10X vai chegar primeiro aos aparelhos com um ecrã apenas.
O executivo avança que a estratégia é tirar partido do poder da cloud para ajudar os clientes a trabalhar, aprender e jogar de novas formas e que o Windows 10X vai ser primeiro usado nos aparelhos mais ‘tradicionais’ de um ecrã apenas. Depois, em articulação com os fabricantes, a empresa de Redmond irá apostar nos dual-screen. A explicação dada por Panay para esta clarificação da estratégia é a de que “o mundo está bastante diferente do que estava em outubro quando partilhámos a nossa visão para uma nova categoria de aparelhos Windows com dois ecrãs”. Assim, a Microsoft fica à espera do “momento oportuno” para avançar com este tipo de aparelhos, já com a nova versão do Windows também.
Um dos pontos fortes do Windows 10X era precisamente o design para sistemas de dois ecrãs e com a portabilidade como pano de fundo. Apesar disso, o sistema operativo irá suportar as aplicações Windows já existentes no mercado, bem como programas Win32 mais antigos.
Uma fonte interna da empresa revelou à Cnet que o desenvolvimento do Windows 10X para o Surface Neo e para outros dual-screen está mesmo em pausa durante a crise do novo coronavírus.