O Safari mobile presente no iOS 12.2 vai ter uma opção chamada “Motion & Orientation Access” que surgirá desligada originalmente. A partir daí, o utilizador pode decidir se ativa esta opção para dar às apps que correm a partir da Web o acesso a dados recolhidos pelo giroscópio ou pelo acelerómetro. Esta alteração pode representar uma mudança significativa para os anúncios publicitários e para as experiências de realidade virtual ou realidade aumentada baseados na web, explica o ArsTechnica.
Um dos engenheiros da Apple explicou no Twitter que a opçao é deixada em “off” por defeito para assegurar a privacidade dos utilizadores nos browsers que permitem esta funcionalidade. A Apple não confirmou oficialmente esta alteração. Uma vez que se trata de uma mudança numa versão beta do sistema operativo móvel, a versão final pode surgir com diferenças ou não.
Alguns anunciantes ouvidos pelo Digiday receiam que os utilizadores não alterem esta permissão, causando um grande impacto nas experiências de marketing, nomeadamente nas que usam realidade aumentada para cativar melhor. Esta não é a primeira vez que a Apple frustra os anunciantes, mas a empresa permanece algo cética sobre o potencial da realidade aumentada neste segmento.
A empresa está, no entanto, a trabalhar nuns óculos de AR para os clientes finais que deve lançar em 2020.