O Facebook Messenger chega atualmente a 1,3 mil milhões de utilizadores e os responsáveis pela rede social anunciaram estar a trabalhar na versão 4 da app. «Há um novo elemento na fundação que nos vai dar a possibilidade de construir mais rápido, melhor e mais poderosas funcionalidades» para o Messenger, explica Stan Chudnovsky, responsável pelo serviço.
O “novo” Messenger permite aos utilizadores navegar de forma mais simples, com apenas três separadores no fundo do ecrã. A tab Chats mostra as mensagens de amigos e grupos ao lado das Stories, que revelam vídeos e fotos que desaparecem ao fim de 24 horas. Por outro lado, a tab People mostra histórias ao lado de utilizadores que estejam online naquele momento. Finalmente, a tab Discover vai permitir fazer chats com empresas como a Nike ou a Sephora e jogar jogos.
Outras alterações incluem uma nova localização do botão da câmara, no topo do ecrã agora para permitir captar selfies mais facilmente, a possibilidade de mudar as chat bubbles para outros gradientes de cor e um “dark mode” que reduz o brilho do telefone, noticia a Cnet.
O Messenger foi lançado em 2014 e foi recebendo cada vez mais funcionalidades, como jogos, pagamentos mobile e chats de vídeo, o que contribuiu para reduzir a facilidade de utilização, cenário que o Facebook quer agora inverter. A aposta passa por ter agora um look mais arrumado e mais limpo.
A nova versão do Messenger deve chegar a todos os utilizadores nas próximas semanas.