A Vodafone anunciou hoje os dois vencedores do Enterprise Innovation Challenge: a Heptasense, com uma solução que pretende otimizar a eficiência dos sistemas de videovigilância com recurso a Inteligência Artificial, e a LOQR, com o desenvolvimento de uma solução que verifica em modo contínuo a autenticidade de identidades digitais, são os dois projetos escolhidos pela operadora de telecomunicações. No âmbito deste concurso de ideias, as duas soluções criadas pelas startups portuguesas ganharam o salvo-conduto para serem integrados nos serviços disponibilizados pela Vodafone.
«As empresas iniciam agora a fase de desenvolvimento das suas soluções e a expectativa é de que estes projetos possam vir a integrar a alargada carteira de produtos e serviços da Vodafone no espaço aproximado de seis meses», explica a Vodafone em comunicado.
As duas soluções vencedoras da iniciativa promovida pelo Vodafone Power Lab distinguiram-se de um total de oito finalistas que tiveram de apresentar os diferentes projetos perante um júri, numa sessão organizada recentemente no Centro Cultural de Belém.
A LOQR pretende que a interação entre cidadãos e empresas ou outros organismos públicos passe a ser feita exclusivamente por via digital, sem necessidade de deslocações ou assinaturas. A Vodafone explica que a solução criada com o propósito de fazer uma autenticação contínua «inicia-se com o registo e verificação de uma identidade real e posterior vínculo a uma identidade digital única. A partir desta associação, a validação da autenticidade da identidade digital é realizada de forma contínua aquando da execução de operações digitais, de acordo com os direitos e requisitos de acesso predefinidos».
Quanto à Heptasense, o prémio pretende distinguir uma ferramenta de Inteligência Artificial que analisa imagens captadas por sistemas de videovigilância. «Quando os movimentos catalogados como ameaça são detetados, é enviado um alerta através de SMS, e-mail ou notificação push para que o segurança responsável possa tomar uma decisão. O tradicional processo de vigilância aliado à tecnologia permite obter ganhos de eficiência na utilização de um qualquer sistema de segurança já existente e, ainda, extrair dados gerais de Business Intelligence, tais como os movimentos do consumidor, contagem de pessoas e tempo de permanência num local ou página», acrescenta o comunicado da Vodafone.
Além do Enterprise Innovation Challenge, o Vodafone Power Lab tem organizado tem organizado o Tv Innovation Challenge, Smart Innovation Challenge com o propósito de captação de novas ideias ou produtos. Mais de 160 ideias passaram por estes três concursos.