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Uma equipa da espanhola Telefonica Research identificou que os utilizadores se aborrecem com frequência ao telemóvel e dão por si a fazer scroll e a ver tuítes já vistos, navegar por páginas sem as abrir e a verificar o smartphone sem fazer nada. Esta investigação concluiu ainda que os utilizadores masculinos se aborrecem com maior frequência e que alguns dos sintomas de tédio passam por mexer nas definições de contas do Instagram ou do email.
O estudo recaiu apenas sobre 54 utilizadores, pelo que ainda não apresenta resultados que possam ser extrapolados para toda a população. Ainda assim, noticia a Popular Science, os investigadores conseguiram criar duas apps para identificar e curar estes sintomas.
A Borapp analisa a interação do utilizador seguindo 35 parâmetros, como o nível da bateria, ecrã ligado ou desligado e se está a tocar música ou não, por exemplo. Esta análise permitiu a recolha de mais de 40 milhões de pontos e mais de quatro mil relatórios feitos mesmo pelos utilizadores.
Durante o teste, a app enviou notificações com mais de 60 minutos de intervalo entre si para que o utilizador classificasse o seu nível de energia ou aborrecimento ao telemóvel, fornecendo resultados com uma precisão de 82%.
Com estes dados, os investigadores criaram a Borapp 2, que fornecesse ao utilizador, quando é detetado aborrecimento, uma solução para aceder a conteúdos diversos, GIFs animados e notícias ligeiras, o Buzzfeed. Quanto mais aborrecido o utilizador estiver, maior é a probabilidade de aceder ao conteúdo sugerido.
Os investigadores querem agora melhorar os produtos finais de forma a que as apps detetem proativamente se o utilizador está aborrecido e o incentivem para outras atividades, como falar com amigos ou preencher listas de afazeres.
As aplicações desenvolvidas estão disponíveis na Play Store gratuitamente.