É provável que nem tenha dado por isso ainda, mas o Windows 10, através do WUDO, pode estar a usar o seu PC e a sua largura de banda para entregar atualizações a outros utilizadores. A ZDNet foi consultar o FAQ online da Microsoft e encontrou uma referência ao Windows Update Delivery Optimization como uma ferramenta que permite ter acesso a atualizações do Windows e a apps da Windows Store, sendo que o principal objetivo é possibilitar uma otimização da largura de banda numa rede local e fazer com que todos os PCs sejam atualizados mais rapidamente. Contudo, o WUDO não envia apenas as atualizações e apps para a rede local, podendo fazê-lo igualmente para a Internet.
Importa salientar que o WUDO vem ativado por defeito no Windows 10 e, durante o processo de instalação, os utilizadores não são questionados sobre este tema.
A Microsoft refere que o WUDO recorre às mesmas medidas de segurança presentes no Windows Update e na Windows Store, não acedendo às pastas e ficheiros pessoais do utilizador.
Quem estiver interessado em desativar esta funcionalidade pode ir à área de Windows Update, entrar em opções avançadas e selecionar a forma como as atualizações são fornecidas.