
O medQuizz não substitui professores na hora de dar aulas, mas promete ajudá-los com ferramentas que criam e corrigem testes automaticamente. A solução desenvolvida por investigadores da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, por enquanto apenas está disponível para a elaboração automática de testes escritos, mas em breve deverá integrar um módulo relativo a exame práticos, informa um comunicado da Universidade do Minho.
A nova plataforma, que abriu caminho à criação da empresa iCognitus4ALL – IT Solutions, já garantiu os primeiros clientes nos mercados português e brasileiro.
Além de automatizar processos e de apresentar avaliações mal o teste é realizado, o medQuizz permite selecionar subtemas e definir níveis de dificuldade.
A plataforma também integra mecanismos de auditoria e permite partilhar questões com alunos e docentes. É ainda possível criar um exame que vai ser realizado em vários pontos do País e centralizar a correção num único ponto geográfico.
José Miguel Pêgo (na foto), coordenador da equipa que desenvolveu o medQuizz, está otimista quanto à expansão da solução: «Este sistema facilita o trabalho dos avaliadores e acelera o acesso dos alunos às classificações. E para áreas tão diferentes como Medicina, Engenharia, Ciências, Direito, Psicologia».