A CRAYFIS é uma app que transforma o smartphone num detetor de raios cósmicos. A aplicação usa dados recolhidos das câmaras de telemóveis e tablets onde esteja instalada com o objetivo de detetar as partículas raras que caem sobre a Terra quando os raios cósmicos de energia atingem a atmosfera.
Os dados recolhidos são enviados para os campus da Universidade da Califórnia e analisados pelos supercomputadores aí presentes. Se o seu smartphone tiver detetado algum conteúdo raro, o seu nome aparece no estudo como co-autor.
A app deteta protões com muita energia e que são comuns em chuvas de partículas que derivam de raios cósmicos e deteta também uma partícula chamada muão. A CARYFIS usa a câmara do telefone, o sensor GPS para detetar onde as partículas foram identificadas e a ligação Wi-Fi para enviar os dados para a Universidade da Califórnia.
Esta é a uma das iniciativas que replica o funcionamento do SETI@home ou do Folding@home usado nos PCs tradicionais para o mundo dos smartphones. O utilizador só precisa de descarregar a app e coloca assim o seu smartphone ao serviço da Ciência. O utilizador pode escolher enviar os dados de forma anónima, se assim o preferir.