A notícia é avançada pelo site Talater que é mantido por um programador Web de nome Tal Ater. Foi ele que descobriu o bug, que demonstra neste vídeo do Youtube. O bug permite ativar remotamente o microfone do computador (utilizado para captar a voz e proceder à busca) e gravar as conversas que são mantidas perto do seu PC ou, mesmo, no dispositivo.
O bug pode ser usado, por exemplo, quando autoriza um qualquer site a poder aceder ao seu microfone como parte da experiência de utilização de alguns serviços. A partir desse momento, segundo Tal Ater, se um hacker estiver a controlar esse site vai manter as permissões para controlar o microfone remotamente desde que o Chrome esteja a ser executado no computador.
Tal Ater, comunicou o bug à Google em setembro do ano passado e, segundo ele, a empresa demorou menos de duas semanas a encontrar a resolução para o problema. No entanto, as equipas da Google ainda não chegaram a acordo sobre qual o procedimento a seguir e, por isso, ainda não foi efetuada nenhuma correção ao bug. Ou seja, segundo Tal Ater, o Chrome continua permissível a este potencial controlo remoto do microfone.