Um dos primeiros ecrãs de instalação do iOS 7 pede que o utilizador ajude a melhorar os mapas, partilhando as suas Localizações Frequentes. Estes locais são os sítios mais visitados pelo utilizador e são apresentados em separadores, juntamente com a lista de contactos. Se os utilizadores aceitarem participar no programa de ajuda, os locais são sincronizados para a conta iCloud do utilizador e o sistema começa a calcular melhor as orientações que tem de apresentar a qualquer pessoa, noticia o Apple Insider.
A partilha deste tipo de informações permite que a Apple consiga também aferir se as orientações que forneceu são precisas, na medida em que consegue verificar quanto tempo é que o utilizador demorou a percorrer o percurso sugerido.
O novo sistema operativo para Mac, o OS X Mavericks, também vai apresentar várias ferramentas destinadas a ajudar a reportar erros nos mapas.
Paralelamente a estas duas iniciativas, sabe-se que a Apple já comprou várias empresas que se dedicam a sistemas de mapas e que está a contratar diferentes especialistas para trabalharem neste segmento.