
Este senhor é que domina o mercado!
Estas aplicações têm um novo tipo de bug, descoberto pela Universidade de Purdue. Esta falha impede o smartphone de entrar em modo de repouso e assim poupar bateria. A falha de programação leva a que as aplicações corram processos precisamente quando o telemóvel entra no modo Sleep. Desta forma, assim que os processos arrancam, o smartphone sai deste modo de poupança de bateria, explica a PC Pro.
Na Universidade de Purdue, os investigadores identificaram 42 aplicações com este problema, de um total de 187 analisadas. «Estes bugs estão a assassinar silenciosamente as baterias (…) Nalguns casos, uma bateria completamente carregada não chega a durar cinco horas», diz Charlie Hu, um professor em Purdue.
As API (de Application Programming Interface) dos fabricantes de smartphones Android são demasiado complexas e estão a originar alguns dos erros de programação destas aplicações. De acordo com a investigação, os programadores têm de lidar com diferentes APIs de controlo de consumo. Esta complexidade leva a que os programadores errem mais frequentemente, criando aplicações originam os gastos excessivos de energia.