Segundo o blogue Building Windows 8, da Microsoft, o Windows 8 é demasiado rápido a arrancar, principalmente quando falamos de uma máquina equipada com SSD e motherboard que inclua sistema UEFI. Nessas situações, o tempo total de início é de cerca de sete segundos, não havendo tempo suficiente para interromper o arranque, através do tradicional processo de pressionar a tecla F8.
Chris Clark, gestor de programação na equipa Microsoft User Experience, diz que em muitas máquinas modernas há uma oportunidade de cerca de 200 millissegundos para pressionar a tecla F8 e interromper o processo de arranque. As pessoas mais rápidas conseguem pressionar repetidamente a tecla F8 a cada 250 ms, o que significa que interromper o processo de arranque passaria a ser obra do acaso.
Para resolver esta questão, a Microsoft mudou a forma como se acede ao menu de opções avançadas e ao próprio sistema UEFI em máquinas que suportem esta tecnologia, bem como a forma como o Windows lida com problemas que interfiram com o arranque do sistema operativo.
Assim, todas as definições relacionadas com o arranque da máquina estão num único menu, incluindo a capacidade de reiniciar o PC diretamente para o menu UEFI. A opção está acessível nas definições avançadas do Windows 8, ou pressionando a tecla SHIFT enquanto se seleciona a opção de desligar.
Por outro lado, este menu aparecerá sempre que haja um problema a impedir o arranque normal da máquina.
Nas máquinas anteriores ao BIOS UEFI, a forma de aceder às opções de configuração continuarão a ser feitas da forma tradicional.