Os dados da Similarweb mostram que as aplicações móveis do Threads em iOS e Android registaram uma média de 115,1 milhões de utilizadores diários, um aumento de 127,8% face a junho de 2024. Já a X, está no sentido inverso, com uma diminuição de 15,2% para os 132 milhões de utilizadores diários. Os dados de junho deste ano mostram uma pujança no Threads e uma perda de interesse na plataforma de Musk, o X.
A rede descentralizada Bluesky, por sua vez, registou um aumento de 372,5% face ao ano anterior, mas ainda tem números mais modestos, nos 4,1 milhões de utilizadores diários. O interesse na Bluesky aumentou no ano passado, quando os utilizadores descontentes (com a aproximação de Musk a Trump) começaram a sair da X para abraçar esta nova rede. Esse crescimento abrandou no início deste ano e agora surgem críticas de que se trata de uma “câmara de eco” para as políticas de esquerda, o que pode ter contribuído para afastar utilizadores e levá-los para o Threads, explica o Tech Crunch.
A continuarem estas tendências, o Threads pode, em breve, destronar o X e, desssa forma, receber milhões de dólares em publicidade, com os anunciantes a preferirem estar onde estão mais utilizadores. Este cenário só se aplica, para já, nas versões mobile das aplicações, uma vez que na versão web o X continua a ter uma grande vantagem (145,8 milhões de visitas diárias, contra as 6,9 milhões do Threads).