O número faz a notícia – serão investidos 500 mil milhões de dólares em centros de dados específicos para Inteligência Artificial (IA) num projeto chamado The Stargate Project, liderado pelas tecnológicas Softbank, OpenAI e Oracle.
Numa conferência de imprensa na Casa Branca, que contou com a presença do presidente recém-eleito, Donald Trump, marcaram também presença os líderes das empresas envolvidas: Masayoshi Son (Softbank), Sam Altman (OpenAI) e Larry Ellison (Oracle). Durante o evento, foi anunciado o plano para construir uma rede de centros de dados dedicada à Inteligência Artificial (IA). O The Stargate Project prevê um investimento inicial de 500 mil milhões de dólares, cerca de 480 mil milhões de euros ao câmbio atual, ao longo dos próximos quatro anos, destinado à construção de uma nova infraestrutura de IA nos Estados Unidos.
Pode ver abaixo o anúncio oficial do The Stargate Project:
Liderado por algumas das figuras mais influentes do mundo da tecnologia, o projeto conta também com o apoio de empresas como Arm, Microsoft, Nvidia e MGX, que “desempenharão papéis fundamentais no desenvolvimento desta infraestrutura”, de acordo com o comunicado oficial da OpenAI. Além disso, a Oracle, Nvidia e OpenAI terão ainda uma colaboração direta na construção e operação do sistema.
Este anúncio foi acompanhado de outra novidade: a Microsoft reforçou a parceria com a OpenAI, que se estende até 2030. Apesar de manter os elementos fundamentais do acordo, como o acesso às Propriedades Intelectuais (IP) da OpenAI e a exclusividade em algumas áreas técnicas (como acesso a interfaces de aplicações), a Microsoft abriu a possibilidade de novos investimentos externos, ao garantir o direito de preferência para projetos futuros, avança a publicação The Verge.
Segundo os líderes envolvidos, este projeto não só consolidará a liderança dos EUA no domínio da Inteligência Artificial como também definirá novos padrões tecnológicos para o futuro. O Texas será o primeiro estado norte-americano a acolher esta iniciativa, com outros locais no país a serem avaliados para futuras expansões.