Os Países Baixos estão a traçar um plano para aumentar a digitalização da economia local e um dos passos envolve a construção e a instalação com um supercomputador para a Inteligência Artificial (IA), com a ajuda da Nvidia. O ministro da Economia Dirk Beljaarts está em Silicon Valley para reunir com a Nvidia e conseguir o apoio da tecnológica que está a liderar o desenvolvimento de unidades de processamento gráfico para aplicações de IA.
“Antes de a pá entrar no solo, temos de ter a certeza de que temos o conhecimento e o hardware necessários disponíveis. Os Países Baixos estão a dar um passo importante em conjunto com a Nvidia. Isto aproxima-nos da construção de uma instalação de IA neerlandesa”, afirmou o ministro, sem adiantar qualquer data ou mais informação específica.
Os Países Baixos já estão no top 10 dos países com economia mais digitalizada e, já em janeiro, o país comprometeu-se com um investimento de 200 milhões de euros para o setor tecnológico local, noticia o The Next Web.
O governo estabeleceu como prioridades a captação de talento de IA, a construção de infraestruturas, assegurar aplicações seguras e a cooperação entre entidades como a AI Coalition. O país está também a desenvolver um grande modelo de linguagem chamado GPT-NL, que se destaca por ser mais “seguro”.
Além da parceria com a Nvidia, o ministro também se vai reunir com a AMD, presumivelmente numa tentativa de estabelecer uma parceria para conseguir obter ainda mais poder de computação.