A Meta já tinha eliminado grande parte dos perfis que mantinha no Instagram e no Facebook, criados e mantidos por Inteligência Artificial, no verão deste ano. Agora, o grupo terá eliminado rapidamente os que restavam. A decisão surge dias depois de Connor Hayes, da equipa do Meta, ter afirmado ao Financial Times que a empresa iria mesmo lançar mais personagens criadas por IA. “Antevemos que estas IAs vão, na verdade, existir nas nossas plataformas, à semelhança do que acontece com as contas”.
Estes perfis com IA mostravam claramente que eram geridos pela Meta. Em 2023, o grupo lançou um total de 28 personagens e acabou agora, na semana passada, com os que ainda restavam, avança o The Guardian. Entre as contas há Liv, descrita como uma “orgulhosa mãe negra e queer de de dois” ou Carter, que dava pelo nome de conta ‘datingwithcarter’ e se descrevia como um profissional que ajudava os utilizadores a terem melhores encontros amorosos.
No caso de Liv, quando questionada por uma jornalista do The Washington Post, respondeu que não havia uma única pessoa negra na equipa que a criou, afirmando que tal era “uma omissão bastante evidente” dado à sua identidade. As conversas com estes bots rapidamente descarrilavam se os utilizadores fizessem as perguntas certas e capturas de ecrã com estes diálogos começaram a espalhar-se online. Horas depois, a Meta apagou todos os perfis remanescentes, noticia o jornal britânico.
Naquilo que é assumido como um “bug” pela Meta, também não era possível bloquear estes perfis, reportaram alguns utilizadores. Liz Sweeney, porta-voz do grupo Meta, explica que “há uma confusão: o artigo recente do Financial Times era sobre a nossa visão das personagens de IA existirem nas nossas plataformas, não estávamos a anunciar um novo produto. As contas referidas [que foram apagadas] são de um teste lançado na Connect em 2023. Estas eram mantidas por humanos e faziam parte de uma experiência inicial com personagens de IA. Identificamos um bug que estava a ter impacto na capacidade de as pessoas bloquearem estas IAs e estamos a remover as contas para corrigir o erro”.
A Meta continua a disponibilizar a possibilidade de os utilizadores criarem os seus próprios chatbots com ajuda de IA, embora alerte que algumas destas mensagens possam ser “imprecisas ou inapropriadas”, sem qualquer referência ao que possa estar a fazer para evitar que as mensagens violem as suas políticas.