Em breve, os utilizadores europeus vão poder usar qualquer aplicação e sistema de carteira ou chave móvel para fazer pagamentos e desbloquear acessos com a aproximação do iPhone dos respetivos terminais. A Apple vai abrir o sistema dentro de duas semanas, depois de uma investigação da Comissão Europeia ter sido lançada para verificar se a tecnológica estava a bloquear o acesso dos rivais à tecnologia Near Field Communication (NFC) nos seus aparelhos.
Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia, revela que vai ser encerrada a investigação com este compromisso da Apple, lembrando que estavam em causa “receios preliminares de que a Apple estava a restringir ilegalmente a competição de carteiras móveis nos iPhone. (…) A partir de agora, a Apple não pode usar o seu controlo do ecossistema do iPhone para manter os concorrentes fora do mercado”.
A Apple tem até 25 de julho para implementar os três compromissos que assumiu para encerrar a investigação. Os programadores de outros serviços de pagamentos e chaves móveis vão poder tirar partido das funcionalidades NFC dos telefones da ‘maçã’ para assim permitir pagamentos ‘tap and go’, ou seja, por mera aproximação. A Apple, recorde-se, não é dona desta tecnologia, mas estava a vedar-lhe o acesso aos concorrentes nos equipamentos da marca.
Um porta-voz da tecnológica já confirmou que “a Apple está a fornecer aos programadores na Área Económica Europeia a opção de ativar pagamentos sem contacto NFC e transações para chaves de automóveis, comunicações em circuito fechado, cartões de acesso empresarial, chaves de casa, chaves de hotel, cartões de recompensa e fidelização, e até bilhetes a partir das suas apps iOS usando API [interfaces de programação] baseadas em Host Card Emulation”, cita o ArsTechnica.
Os utilizadores vão ainda poder usar o Face ID, o Touch ID e os códigos de desbloqueio nas suas carteiras de pagamento preferidas e poder defini-las como sendo as preferenciais em vez do Apple Pay ou da Apple Wallet. Estas medidas deverão vigorar durante os próximos 10 anos.