A gigante tecnológica continua a adicionar idiomas ao Google Tradutor. Depois de ter adicionado 24 idiomas em 2022 recorrendo à Zero-Shot Machine Translation, agora a empresa usou o grande modelo de linguagem PaLM 2 para trazer mais 110 idiomas.
A empresa lembra que lançou a iniciativa 1000 Languages, onde se compromete a construir modelos de Inteligência Artificial que irão suportar os mil idomas mais falados do mundo.
Esta nova expansão é, até à data, a maior de sempre da ferramenta e vai suportar línguas faladas por mais de 614 milhões de pessoas, abrindo as traduções a mais 8% da população mundial. Nos novos idiomas, encontramos línguas faladas por mais de 100 milhões de pessoas, mas também idiomas usados apenas por pequenas comunidades indígenas ou alguns que quase já não têm nativos, mas estão a ser alvo de esforços para serem revitalizadas. Uma em cada quatro destas 110 provém de África, o que significa também a maior expansão do Tradutor para este continente.
Leia a publicação da Google aqui para conhecer em detalhe os idiomas adicionados e um pouco mais sobre o processo de seleção de línguas na Google.