Projetos de Portugal, Reino Unido, Roménia, Itália e Irlanda estão na fase final do concurso 5G Challenge, que tem prémios no montante global de 30 mil euros, da Meo Empresas. Na edição deste ano, os finalistas exploram soluções para Inteligência Artificial, realidade aumentada, automação e Internet das Coisas (IoT). Este concurso de inovação tecnológica da Meo Empresas visa reconhecer e premiar novas soluções e serviços que explorem o potencial do 5G, a nova geração de rede móvel.
Uns óculos para pessoas com deficiência visual, vídeo analytics aplicado à segurança das operações e um sistema de automação de máquinas agroflorestais são algumas das 12 ideias finalistas. Com mais de 50 candidaturas originais, há três categorias a concurso: Grande Prémio de Inovação 5G (15 mil euros), Melhor Solução Portuguesa (10 mil euros) e Prémio Sustentabilidade e Impacto Social (5 mil euros).
A lista dos 12 finalistas inclui
- AR/VR Remote Technical Assistance
- Enline
- eSole – Digital Smar insole for musculoskeletal health assessement
- Fogsphere AI – Safety and Operation Intelligence
- .lumen – Glasses for the Bling
- Lusospace – Augmented Reality for Industry 4.0
- REHABILITY for telerehabilitation with games
- Sentry: Sistema Modular para Automação de Máquinas Agroflorestais
- Sentryonics
- Surf REC
- Tisacloud: Secure IoT Platform
- Windcredible
O pitch final realiza-se no próximo dia 25 de junho. Conheça melhor todas as ideias a concurso na página da Meo dedicada ao 5G Challenge.