“Acreditamos que deve ser permitido aos utilizadores criar, distribuir e consumir material relacionado com temas sexuais, desde que seja consensualmente produzido e distribuído”, lemos na política revista da X, o antigo Twitter. Assim, a rede de microblogues clarifica que é permitida a publicação de conteúdo, real, animado ou gerado por IA, que seja “pornográfico ou destinado a causar excitação sexual”.
A clarificação da X neste tema segue as mesmas linhas que Elon Musk, dono da empresa, defende para a plataforma – uma missão de permitir a liberdade de expressão, com o texto a explicar que “a expressão sexual, seja visual ou escrita, pode ser uma forma legítima de expressão artística. Acreditamos na autonomia dos adultos para interagirem e criarem conteúdos que reflitam as suas próprias crenças, desejos e experiências, incluindo os que se relacionam com a sua sexualidade”.
As novas políticas, Adult Content and Violent Content, pretendem trazer maior clareza e transparência sobre o que é ou não permitido na plataforma, e substituem as anteriores políticas Sensitive Media e Violent Speech, noticia o ArsTechnica.
Apesar desta clarificação, a X continua a não permitir que os utilizadores ganhem dinheiro com este tipo de conteúdos. A nova política explica ainda que o conteúdo para adultos não pode aparecer em vídeos em direto, imagens de perfil, cabeçalhos ou como foto de capa de comunidades. Por outro lado, o conteúdo pornográfico captado de forma não consensual não tem espaço aqui, mas não se sabe ainda se a plataforma dispõe dos mecanismos necessários para fazer essa deteção em grande escala.
Os utilizadores que planeiam publicar este tipo de conteúdo devem ajustar as definições das suas contas para que apareça uma indicação clara nesse sentido a todos os visitantes. Para quem não planeia fazê-lo com regularidade, é possível usar este tipo de sinalética também para publicações individuais, assinalando que tem conteúdo sensível. Com esta demarcação, os utilizadores da X com menos de 18 anos deixam de poder ver os conteúdos ali publicados.
A maior abertura para este tipo de conteúdos pode vir a afastar anunciantes ou mesmo levar a que a X seja bloqueada em algumas lojas de aplicações. As novas políticas de utilização já estão em vigor.