É uma saída de peso naquela que é a empresa de tecnologia mais badalada do momento. Ilya Sutskever, o cientista-chefe da OpenAI, anunciou que vai deixar a startup. “A trajetória da empresa tem sido nada menos do que miraculosa e estou confiante que a OpenAI vai construir uma Inteligência Artificial Generalista que é segura e benéfica”, lê-se na mensagem de despedida publicada na rede social X.
Sutskever é reconhecido como uma das pessoas que mais influentes no campo da Inteligência Artificial e o grande cérebro por trás de algumas das principais conquistas da OpenAI. Ainda enquanto estudante, ajudou a criar uma rede neural convolucional (CNN), dedicada para tarefas de reconhecimento visual, apelidada de AlexNet, e que é considerado como um momento liminar na evolução das tecnologias de Inteligência Artificial, pois deu origem à revolução das redes neurais e que permitiu melhorar dramaticamente o treino e as capacidades dos sistemas de Inteligência Artificial no geral. O engenheiro foi também um dos coautores do AlphaGo, o sistema de IA da DeepMind que venceu o campeão do mundo no complexo jogo de estratégia Go.
Ilya Sutskever fez parte da equipa de cofundadores da OpenAI e liderou grande parte dos desenvolvimentos tecnológicos da empresa desde a sua criação em 2015, o que inclui modelos e produtos como o ChatGPT, o Dall-E e o Sora.
No entanto, no final do ano passado, Ilya Sutskever foi uma das pessoas que contribuiu para a fase mais dramática vivida pela OpenAI, ao ter votado a favor do despedimento de Sam Altman do cargo de diretor executivo da tecnológica – o que deu origem a uma ‘novela’ de negociações e que culminou com a manutenção de Sam Altman na liderança da empresa. Diferentes visões sobre o futuro dos produtos da OpenAI terão estado na origem do desentendimento.
“Isto é muito triste para mim. O Ilya é facilmente uma das mentes brilhantes da nossa geração, uma referência no nosso campo [IA] e um querido amigo. O seu brilhantismo e visão são reconhecidos. (…) A OpenAI não seria o que é sem ele. Estarei para sempre agradecido pelo que aqui fez e pelo compromisso para acabar a missão que começámos juntos”, escreveu Sam Altman, na sua mensagem de despedida.
Ilya Sutskever anuncia a saída da empresa apenas um dia após a apresentação de um novo modelo de Inteligência Artificial, o GPT-4o, que permite ao ChatGPT ver, ouvir e conversar de forma mais humana.
Não só a OpenAI perde uma das suas figuras de proa, como Sutskever já confirmou que vai trabalhar num novo projeto. “Estou entusiasmado pelo que aí vem – um projeto que é muito significativo para mim a nível pessoal e sobre o qual partilharei detalhes no devido tempo”, anunciou o israelo-canadiano.