A Huawei vai transferir todas as tecnologias centrais e recursos de desenvolvimento de carros inteligentes para uma nova empresa que está a criar em parceria com a Changan Auto. A decisão foi agora anunciada e vê nascer uma empresa, fruto da colaboração destas duas marcas, especializada em investigação e desenvolvimento, produção e venda de serviços para sistemas automóveis inteligentes.
De acordo com o comunicado de imprensa, citado pela Reuters, “a nova empresa vai trabalhar com parceiros para promover a inovação e liderança em tecnologias de automóveis inteligentes e promover a prosperidade e desenvolvimento da indústria automóvel”. A comunicação ao regulador financeiro de Shenzhen conta que “as duas partes vão suportar em conjunto a nova empresa para se tornar líder da indústria de sistemas automóveis inteligentes e soluções de componentes baseados na China”.
A parceria reforça as alegações da Huawei de que não desenvolve carros inteligentes, mas que ajuda outros parceiros a desenvolver as suas soluções. A empresa ajudou a Seres a produzir os carros Aito, incluindo o M7, ou a Chery, com a marca Luzeed, onde se desenvolveu o S7, um sedan que pretende competir com o Tesla Model S.