O professor de economia Kevin Murphy revelou um pormenor até agora desconhecido e que era um dos ‘segredos’ mais bem guardados do mundo tecnológico – durante um depoimento, em tribunal, a favor da Alphabet (empresa mãe da Google), revelou que a gigante paga à Apple 36% do valor das receitas publicitárias geradas através das pesquisas feitas pelo navegador Safari, revelou a agência Bloomberg. Além deste valor, sabe-se que a Google paga também milhares de milhões de dólares para ser o motor de busca predefinido deste navegador.
O Departamento de Justiça dos EUA está a acusar a Google de usar os seus recursos para manter o domínio do mercado e pagando, por exemplo, à Apple para ser o motor de busca exclusivo do Safari, assumindo assim uma posição de destaque nos milhares de milhões de aparelhos como iPhone, iPad ou Mac. Em 2021, o New York Times revelou que a Google pagou cerca de 18 mil milhões de dólares nesse ano para ser o motor de busca predefinido nos equipamentos da Apple.
Agora, a Google alega em tribunal que revelar publicamente os meandros das negociações vai prejudicar a sua posição competitiva no mercado face aos rivais.
Se se confirmar a percentagem e considerando que a receita total da Google foi de 279,8 mil milhões de dólares em 2022, com uma grande fatia a vir de publicidade, percebe-se que a relação Google-Apple, além da rivalidade, movimenta muitos milhares de milhões de dólares.