A linguagem de programação Python continua a encabeçar a lista das linguagens de programação mais populares, segundo a publicação IEEE Spectrum, e conseguiu mesmo alargar a distância para o segundo classificado. A polivalência da linguagem e a prevalência em domínios como o da Inteligência Artificial fazem com que a Python seja a preferida entre os programadores.
Os resultados apresentados têm por uma análise feita pela publicação do Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos (IEEE), uma das maiores organizações de profissionais ligados à tecnologia, que avaliou oito fontes diferentes de informação (desde os níveis de pesquisa no Google, à popularidade na plataforma Stack Overflow, às linguagens usadas em grandes repositórios de código como o GitHun) para um total de 59 linguagens de programação.
Os responsáveis pela elaboração do ranking salientam que muitas crianças e jovens estão a ter contacto com a programação precisamente através da Python, para criar os seus primeiros videojogos ou programar as suas primeiras luzes LED. Depois, é natural a evolução dentro da mesma linguagem para tarefas mais complexas.
Apesar de a Python ser a mais popular entre os utilizadores, no que toca à importância no emprego é a linguagem de programação SQL que domina a lista. Os empregadores raramente procuram um programador que saiba ‘apenas’ SQL, mas dão importância ao ver esta em conjugação com outras como Java ou C++. No cenário atual de arquiteturas distribuídas, muitos dados estão armazenados em bases de dados SQL pelo que o domínio desta linguagem abre muitas portas de emprego. Mesmo com o domínio óbvio destas duas, é de salientar que o peso combinado das outras (Java, C e suas variantes, por exemplo) é maior do que a popularidade da Python e da SQL.
No top cinco das linguagens de programação mais populares estão então Python, Java, C++, C e JavaScript. Já no top 5 das linguagens de programação consideradas como fundamentais no trabalho a lista é dominada por SQL, Python, Java, JavaScript e C++. A publicação da IEEE tem ainda um outro ranking, relativo às linguagens de programação em ‘tendência’, com o top 5 a ser dominado pelas suspeitas do costume: Python, Java, JavaScript, C++ e SQL, por esta ordem. Os resultados completos podem ser consultados aqui.
A IEEE Spectrum sublinha ainda que linguagens como a R ou a Fortran, pelas suas especificidades, ou a Cobol e a Ladder Logic, com a sua antiguidade, estão bastante presentes ainda neste ranking e merecem a atenção dos utilizadores.