O Essence é um festival que se realiza anualmente em Nova Orleães, descrito como sendo o maior festival da cultura negra dos EUA e como sendo uma “festa com sentido”. Agora, os organizadores do evento fizeram queixa nos tribunais contra a Spotify, acusando a empresa de usar o branding do festival sem permissão e sem pagar pelo uso de propriedade intelectual. A Spotify ainda não reagiu ao processo.
O impacto económico deste festival tem aumentado de ano para ano, com os organizadores a estimarem um benefício económico para a região de 327 milhões de dólares e emprego para mais de 3600 pessoas.
A Spotify é acusada de ter usado a marca do Essence para promover um evento próprio, como se fizesse também parte do festival, explica o The Guardian. Os advogados do Essence apresentaram uma queixa nos tribunais a 23 de junho, exigindo uma indemnização e argumentando que o evento em questão aconteceu numa zona onde só entidades com permissão podiam estar presentes e fazer publicidade ou vender merchandising associado ao festival.
Esta já não é a primeira vez que estas duas organizações divergem, tendo alcançado um acordo em 2019 que autorizou o Spotify a usar a marca do Essence nesse ano.