A Apple revelou que tem 101 milhões de utilizadores na Europa para a App Store do iOS, 23 milhões na App Store do iPadOS e seis milhões na loja do macOS. Números que dão uma ideia aproximada de quantos utilizadores ativos a gigante norte-americana tem nos seus principais dispositivos no mercado europeu. As plataformas Apple Books, Podcasts e watchOS App Store têm cada uma menos de um milhão de utilizadores. A empresa de Cupertino está obrigada a revelar estes números na Europa para cumprir com o Digital Services Act (regulação direcionada para grandes serviços online) em vigor no ‘velho continente’.
A legislação aplica-se às VLOPs (de very large online platform ou plataformas online muito grandes, em tradução livre), que têm mais de 45 milhões de utilizadores e a União Europeia confirmou recentemente que estão incluídas aqui 19 plataformas, incluindo de empresas como a Apple, Facebook, Twitter, TikTok e Amazon. As empresas em questão estão obrigadas a proativamente analisar e reportar riscos relacionados com a utilização de sistemas de Inteligência Artificial nestes serviços.
A Apple defendeu em fevereiro que a App Store do iOS era a única que se enquadrava nas VLOPs. A empresa explica também que “pretende, numa base completamente voluntária, alinhar todas as versões das App Store (incluindo as que não se enquadram como VLOP) com os requisitos do DSA porque esses objetivos também se alinham com os da Apple em manter os consumidores protegidos de conteúdo ilegal”, cita o The Verge.
Um relatório de 2022 mostra que os gigantes tecnológicos, particularmente a Apple, têm vindo a gastar cada vez mais dinheiro em lóbi, depois da aprovação dos DSA e DMA (Digital Markets Act) na Europa para conseguirem manter um maior controlo sobre as suas plataformas.