A Bosch revela que, a partir de 1 de abril, a unidade de Termotecnologia passa a designar-se como Bosch Home Comfort Group, para enfatizar a expansão da linha de produtos que inclui tecnologias sustentáveis de ar condicionado e produtos de bem-estar para uma casa mais confortável. Para acelerar ainda mais o crescimento do setor, que em vários mercados atingiu os dois dígitos, a empresa vai investir 700 milhões de euros em eletrificação. Em Portugal, a Bosch pretende expandir a capacidade de produção de bombas de calor.
O grupo anuncia uma receita recorde em 2022, um aumento de 13%, para os 4,5 mil milhões de euros. Jan Brockmann, presidente da Divisão de Termotecnologia, explica que “embora a situação macroeconómica tenha sido muito desafiante, as nossas receitas de vendas atingiram novamente um nível recorde, tornando 2022 um ano positivo no geral”.
As bombas de calor energeticamente eficientes foram os principais impulsionadores do crescimento, com as vendas internacionais a crescerem 54%. Na Alemanha, a empresa aumentou as vendas de bombas de calor em 75%, claramente acima do mercado.
Em 2022, os investimentos globais totais da Bosch Termotecnologia em pesquisa e desenvolvimento aumentaram 13% em comparação com o ano anterior, para 216 milhões de euros. A força de trabalho global aumentou 1,4% para cerca de 14 400 trabalhadores.
A estratégia da empresa passa pelo investimento em bombas de calor como meio para se cumprirem as metas climáticas. Há várias iniciativas em curso nesse sentido, em diferentes locais na Alemanha ou na Suíça. Também em Portugal, a Bosch pretende aumentar a capacidade de produção de bombas de calor nas instalações de Aveiro, onde a linha de produção existente de unidades interiores para bombas de calor ar/água será complementada por uma nova linha de produção de unidades exteriores em 2023.
O arranque da produção em Aveiro acontece ainda este semestre com o objetivo de chegar às 150 mil unidades anuais, mas com a perspetiva de aumentar o número, a médio prazo, para as 400 mil unidades.