O histórico ícone da Nokia a azul está prestes a ser arquivado e vai ser substituído por um novo logotipo, constituído por cinco formas que compõem a palavra NOKIA. Pekka Lundmark, CEO da empresa, explica que “havia uma associação a smartphones e atualmente somos estamos dedicados à tecnologia empresarial” para justificar a mudança de imagem.
A estratégia de Lundmark, que assumiu o leme da Nokia em 2020, passava por três fases: reset, acelerar e escalar. Com a primeira completa, a empresa prepara-se para começar agora a fase de acelerar. Para tal, pretende focar-se na venda de equipamentos de telecomunicações para outras empresas. “Tivemos um crescimento de 21% no setor empresarial, que atualmente representa 8% das nossas vendas, ou cerca de dois mil milhões de euros. Queremos duplicar estes valores o mais rapidamente possível”, cita a Reuters.
A Nokia está ainda a considerar crescer para outros negócios, considerando alternativas e diversificações, o que a coloca numa possível rota de colisão com outros gigantes como a Microsoft ou a Amazon, se a estratégia passar por automação de fábricas ou criação de centros de dados.
“Vai haver sempre diferentes tipos de casos, algumas vezes vamos ser parceiros… outras vezes podem ser nossas clientes… e tenho a certeza de que noutras vamos ser rivais”, assumiu o executivo.