O novo standard Matter, desenvolvido pela Google, Apple, Samsung, Amazon e outras, deve arrancar agora em termos de utilização, com a Google a anunciar ter terminado o lançamento inicial do padrão para os produtos Google Nest e Android OS. O objetivo do padrão, recorde-se, é garantir maior interoperabilidade, simplicidade, segurança e um sistema doméstico inteligente funcional.
A atualização da Google chegou, nas últimas semanas, a milhões de colunas, ecrãs e routers Wi-Fi, bem como a tablets e telefones Android (estes últimos com Android 8.1 e Google Play Services 22.48.14, pelo menos). A novidade é que estes aparelhos podem agora comunicar com outros, de outros fabricantes, também produzidos segundo o padrão Matter, explica o The Verge.
A Google pretende continuar a tornar mais aparelhos compatíveis com o Matter, com a previsão de que em 2023 vai chegar a mais dispositivos da Nest, como o Nest Wifi, o Nest Thermostat, o Wifi Pro, o Hub Max e o Nest Hub. Outra novidade é a introdução do suporte Matter na app iOS já em 2023.
Depois de Apple e Samsung, a Google torna-se assim a terceira grande fabricante de plataformas a adotar o Matter em grande escala. A Amazon tem planos para começar a fazê-lo ainda este ano, com o suporte às comunicações Thread a chegar em 2023.