Alegando a necessidade de haver “boas ações”, Elon Musk escreveu no Twitter que a SpaceX vai continuar a disponibilizar o sistema Starlink na Ucrânia, mesmo que esteja a perder dinheiro. “Que se lixe… apesar de a starlink estar a perder dinheiro & outras empresas estão a receber milhares de milhões de $ dos contribuintes, vamos continuar a subsidiar o governo ucraniano gratuitamente”, escreveu o empresário.
A mensagem surgiu no sábado, um dia depois de ter afirmado que a SpaceX não poderia continuar a subsidiar indefinidamente o Starlink naquele país. O acesso à Internet por satélite, recorde-se, ajuda civis e militares ucranianos a manterem-se online, mesmo com as infraestruturas de comunicações em terra danificadas.
Mais tarde, depois de publicar que ia continuar a apoiar o Starlink, Musk continuou a responder a seguidores no Twitter, mantendo sempre que ia continuar com o serviço, pelo que a mudança de ideias de sexta-feira para sábado parece ser genuína, avança a Reuters.
Os comentários de sexta-feira de Musk surgiram depois de ser conhecida uma notícia de que a SpaceX terá pedido ao Pentágono para pagar uma verba não discriminada para manter o Starlink operacional na região do conflito.
Musk propôs um plano de paz para resolver a situação da invasão, mas os responsáveis ucranianos não concordam, dizendo estar a ser demasiado generoso com a Rússia.