Uma equipa da LG Electronics e do Instituto Heinrich Hertz Fraunhofer (HHI) anunciou que conseguiu transmitir dados em redes 6G numa distância máxima três vezes superior à que tinha sido conseguida até agora. A sexta geração de telecomunicações móveis deverá operar no espectro não usado dos Terahertz (THz), acima dos 100 GHz usados pelas redes 5G. Entre as vantagens encontramos velocidades potenciais até 50 vezes superior e latência ainda mais reduzida.
Os investigadores anunciam que conseguiram, em frequências entre os 155 GHz e os 175 GHz, transmitir dados no exterior a uma distância de 320 metros, o triplo do recorde atingido pela mesma equipa há um ano, noticia o New Atlas.
Para contrariar uma das principais desvantagens do 6G, o curto alcance, a equipa usou amplificadores nas duas pontas do fluxo de comunicações, num output de 20 decibel-milliwats (dBm), acima dos 15 dBm do teste anterior. O novo amplificador também reduziu o ruído, o que permite comunicações mais claras.
“Com o sucesso da nossa mais recente demonstração, estamos um passo mais próximos de atingir velocidades 6G de 1 terabit por segundo em áreas urbanas, tanto em interior como no exterior”, afirmou Kim Byoung-hoon, vice-presidente executivo e CTO da LG Electronics.
O 6G está previsto para 2029, pelo que se antevê que sejam necessários muitos mais testes e desenvolvimentos até lá. Pode ler mais sobre a experiência da LG aqui.