Uma equipa de investigadores da Universidade de Chengdu Southwest Jiaotong, em Jiangsu, na China, testou oito carros convencionais adaptados com um sistema de levitação magnética (maglev) e colocou-os a deslizar num carril especialmente preparado ao longo de 7,8 quilómetros.
A experiência consistiu na adaptação de veículos convencionais com um sistema magnético por baixo e a criação de um carril condutor, equivalente a quase oito quilómetros de estrada. Os veículos de 2,8 toneladas cada conseguiram levitar a 35 milímetros do solo e atingiram velocidades de 230 km/h, segundo a publicação The Register.
Naquele país, em julho, foi inaugurada uma linha maglev que permite a um comboio atingir os 600 km/h – atualmente o comboio mais rápido do mundo –, mas a falta de uma rede de suporte faz com que este meio de transporte não seja ainda muito usado. Também na China, há um serviço comercial de comboio que transporta passageiros entre o aeroporto e a cidade de Xangai, atingindo velocidades de 431 km/h. A nova experiência pretende aferir a exequibilidade desta solução, aplicada aos automóveis, numa perspetiva de ser mais amiga do ambiente.
Veja a publicação no Twitter no qual é visível um carro a ser testado.