A NOS vai desenvolver projetos na quinta geração móvel destinados a fortalecer as áreas da Saúde, Educação, Proteção Civil, Mar, Transportes e Turismo na região da Madeira, prevê o novo acordo assinado entre a operadora e aquele Governo da Região Autónoma. O objetivo é contribuir para o aumento da competitividade das empresas e a melhoria da qualidade de vida da população com recurso a soluções tecnológicas mais avançadas.
Um investimento de 12 milhões de euros irá permitir à NOS continuar a implementação da rede 5G naquela região, cobrindo 98% da população com 5G até final do primeiro semestre de 2022, explica o comunicado de imprensa. Desde 2018, a empresa investiu mais de 20 milhões de euros em tecnologias fixas e móveis de última geração, que permitiram entregar uma experiência de telecomunicações completa e preparar a infraestrutura tecnológica para a chegada do 5G.
Miguel Almeida, CEO da NOS, descreve que “2022 é indiscutivelmente o ano do 5G. Mas é também o ano em que a NOS assinala 30 anos de presença na Madeira (…) Este protocolo vem reafirmar o nosso compromisso com os madeirenses e representa mais um capítulo da nossa história de liderança no 5G”.
Além do protocolo, a operadora promove a 1ª Conferência 5G na região, para incrementar o conhecimento e a divulgação das potencialidades desta rede e mostrar a forma como a mesma vai impactar a vida das populações, empresas e instituições madeirenses.
Nota de redação: Notícia atualizada para retificar o valor investido pela NOS desde 2018