A TikTok anunciou a proibição de carregamento de novos vídeos e de streams ao vivo na Rússia. As medidas surgem como resposta à nova lei aprovada naquele país e que se destina a combater a proliferação de notícias falsas.
O anúncio da suspensão foi feito no Twitter, com a TikTok a alegar que “não temos outra escolha que não seja suspender o livestreaming e os novos conteúdos no nosso serviço de vídeo enquanto revemos as implicações de segurança desta nova lei. O serviço de mensagens na app não vai ser afetado”, cita o The Verge.
A nova lei em questão, aprovada na semana passada por Vladimir Putin, prevê multas e penas de prisão de até 15 anos para quem seja condenado por disseminar informações falsas sobre os militares russos ou que peçam abertamente sanções contra a Rússia. Putin aprovou ainda bloqueios ao Facebook, restrição de acesso ao Twitter e bloqueou meios como a BBC no país. Na semana passada, a agência noticiosa russa Roskomnadzor acusou a TikTok de ter removido conteúdos criados por agências governamentais da sua plataforma, com a empresa a anunciar depois planos para adicionar etiquetas que identificassem claramente os conteúdos criados por media controlados por governos.
Refira-se que a Netflix também decidiu suspender os serviços da plataforma na Rússia.